Surto de gripe: confira 5 alimentos que melhoram a imunidade e combate a gripe.

Saiba como uma alimentação balanceada pode prevenir o aparecimento de doenças respiratórias e infecções virais

Por Ronaldo Costa Josino 07/01/2022 - 03:53 hs

Os casos de gripe e infecções respiratórias tiveram um aumento considerável nas últimas semanas. Inclusive, algumas capitais brasileiras, como São Paulo e Rio de Janeiro, já emitiram alertas epidemiológicos sobre um surto de gripe que causa preocupação no sistema de saúde.

Em Grossos, por exemplo, os atendimentos mais que triplicaram devido as infecções respiratórias.

Além disso, é importante ressaltar que ainda estamos em meio à pandemia gerada pelo coronavírus e casos de Flurona – que consistem em uma dupla infecção de gripe e Covid-19 – também já começaram a ser registrados no Brasil.

Felizmente, casos graves de gripe são mais raros e o alto número de pessoas vacinadas contra a Covid-19 também contribui para uma menor taxa de internações e complicações mais sérias. No entanto, um surto de doenças respiratórias ainda pode causar a superlotação de hospitais.

Siga-nos no instagram @diariodegrossos

Por isso, é fundamental manter o bom funcionamento do sistema imunológico, para que o organismo consiga evitar e combater possíveis infecções. Dessa maneira, com o auxílio da nutricionista Cyntia Maureen, separamos cinco alimentos que melhoram a imunidade. Confira:

1- Frutas cítricas

Laranja, kiwi, limão, tangerina, entre outras frutas cítricas. Elas são ricas em vitamina C, nutriente fundamental para o bom funcionamento do sistema imunológico. “A laranja ainda contribui no retardo do envelhecimento e prevenção da anemia, podendo ser consumida in natura ou até mesmo em sucos e geleias”, explica Cyntia.

2- Aveia

A aveia é fonte de fibras que contribuem para o bom funcionamento do sistema digestivo e, consequentemente, fortalecem a imunidade. Além disso, o cereal também é rico em zinco, cobre, ferro, cálcio e magnésio. Substâncias importantes para a defesa do organismo. “É válido preparar os famosos bowls de frutas para uma refeição completa logo ao acordar”, indica a nutricionista.

3 – Mel com própolis

Uma dupla poderosa para fortalecer o sistema imunológico. O mel, além de ser uma ótima opção para substituir o açúcar, também conta com características antimicrobianas, que atuam positivamente nas vias respiratórias. Aliado ao própolis, a solução também é capaz de evitar infecções e inflamações. “O melhor do mel com própolis está em sua praticidade: vendido em pequenas embalagens, eles podem ser facilmente transportados para a rua, escola e trabalho”, diz a especialista.

4 – Castanha-do-Pará (caso não tenha, pode ser do cajú do nordeste)

A castanha-do-pará é uma ótima fonte de vitamina E, cálcio e magnésio. Substâncias com boa atuação no fortalecimento do sistema imunológico. “Sua dose diária recomendada é entre uma e duas unidades, ou seja, um pequeno pacote chega a durar uma semana em ambientes arejados”, explica a nutricionista.

5 – Caldos e sopas quentes

Sim, a sua avó sempre teve razão. Optar por soluções quentes, principalmente durante a noite, pode aliviar alguns sintomas da gripe. Isso porque a temperatura das sopas aumenta o fluxo de secreções nasais e contribui para o bem-estar de quem já está infectado. “Abóbora com gengibre, feijão e o famoso caldo verde são ótimas opções de receitas para aqueles que estão se sentindo indispostos. Uma dica é caprichar no alho na hora do preparo pois o tempero, além de saboroso, é rico em vitamina A e C que vão favorecer o funcionamento do sistema imunológico”, finaliza Cyntia.

Importante

Tomar as vacinas, evitar aglomerações, usar máscaras e manter uma boa higienização das mãos e das superfícies são as principais maneiras de prevenir infecções virais, como gripe e Covid-19. Caso você apresente algum sintoma, como febre, tosse ou coriza, a recomendação é procurar orientação médica e manter-se isolado de outras pessoas.

*Com informações do Saúde em Dia com acrescimo.