Golfinho de mais de 2 metros é encontrado morto com cauda cortada no litoral do RN

Animal era fêmea da espécie golfinho nariz-de-garrafa e também apresentava um corto na região do abdômen. Ele foi encontrado na praia de Rio do Fogo, distante cerca de 60 km de Natal.

Por Ronaldo Costa Josino 12/01/2021 - 04:40 hs

G1.RN - Um golfinho foi encontrado morto nesta segunda-feira (11) na areia da praia de Rio do Fogo, município do litoral do Rio Grande do Norte e distante cerca de 60 quilômetros da capital Natal.

De acordo com o Projeto Cetáceos da Costa Branca, da Universidade Estadual do RN (UERN), o animal tinha 2,63 metros de comprimento, tamanho já considerado sem a nadadeira caudal, como ele foi encontrado, em "consequência de corte por faca".

O animal era fêmea e pertencia a espécie Tursiops truncatus, popularmente conhecida como golfinho nariz-de-garrafa.

De acordo com o Cetáceos, além da ausência da cauda, o golfinho também apresentava um grande corte na região abdominal.

"É provável que o animal tenha sido vítima de emalhamento em rede de pesca ainda em vida, sofrendo diversos traumas na tentativa de livrar a rede do animal", diz em nota.

Segundo o Cetáceos, o golfinho nariz-de-garrafa habita águas tropicais, subtropicais e temperadas de todos os oceanos, tanto em águas costeiras como em oceânicas e se alimenta de peixes, lulas, polvos e crustáceo. As principais ameaças da espécie são as captura intencionais e a captura acidentais

De acordo com a União Internacional para a Conservação da Natureza, o atual status de conservação da espécie é considerado “vulnerável”.